https://cn-ferreiracastro.blogspot.com/search/label/9%C2%BA%20Ano

quarta-feira, 13 de março de 2019

Aclimatização à altitude - Treinar em altitude

A altitude influencia o desempenho dos sistemas respiratório e cardiovascular. A pressão atmosférica baixa à medida que a altitude aumenta e o ar, menos denso, tem menos oxigénio. 
Comparação da pressão parcial de oxigénio (PO2) no ar inspirado e nos tecidos do corpo ao nível do mar (A) e a 4300 m de altitude (B). 
Efeito da altitude nos níveis de hemoglobina e de hemácias num grupo de indivíduos que vivem a 213 metros de altitude, antes, durante e após a exposição à altitude (4267 metros).
Em altitude, o ar é mais rarefeito (com pouco oxigénio). Para fazer face a essa condição, o organismo do atleta que treina em altitude produz mais hemácias (glóbulos vermelhos), que são responsáveis pelo transporte das moléculas de oxigénio pelo corpo. Isto significaria um aumento da eficiência e do volume de transporte de oxigénio pelas células. Ao finalizar a preparação em altitude e praticar a atividade física em localidades a altitudes mais baixas, o atleta terá um sistema mais eficiente para responder às exigências da atividade física, melhorando seu desempenho

Sem comentários:

Enviar um comentário